saltar menu
Artigo do nosso parceiro Saber Viver

Cabelo e Maquilhagem

Aprenda a maquilhar-se

Fomos a uma sessão de auto-maquilhagem aprender todos os truques e contamos-lhe tudo. Para que você fique (ainda) mais bonita

Aprenda a maquilhar-se


A verdade é esta. A proliferação de imagens de mulheres bonitas, bem vestidas e maquilhadas tornou os homens mais exigentes.

E nenhuma mulher gosta de os ver apreciar (pensam eles) discretamente a beleza alheia.

Para que isso não aconteça, o melhor que tem a fazer é realçar os seus dotes naturais e investir na sua imagem, com a ajuda de uma das melhores amigas do sexo feminino: a maquilhagem.

Por isso, ponha em prática as técnicas ensinadas por uma das mais conhecidas maquilhadoras nacionais. Aquelas que fomos aprender para lhe contar agora.

Fundamental para que a maquilhagem resulte é ter a pele hidratada. Deve utilizar diariamente um creme hidratante no rosto. Se tiver mais de 24 anos, use também um creme anti-rugas para retardar o aparecimento destas inestéticas inimigas.

Assim que surgirem as primeiras, que tendem a aparecer na região ocular, recorra a um anti-rugas específico de contorno dos olhos. Para atenuar as olheiras, aplique um creme de tratamento anti-olheiras.

Primeiros passos

Deve escolher uma base adequada ao seu tipo de pele. Élia Lé, make-up artist, recomenda as bases líquidas, pois «dão um ar mais natural ao rosto». Há bases para peles mistas e oleosas, normais, maduras e existem vários tons.

Para ter a certeza de que o que escolhe é o ideal, use o tester na loja, espalhando um pouco na zona do pescoço. A cor correcta deve fundir-se com o seu tom de pele.

Numa versão mais rápida, espalhe a base com a mão na zona T (testa, nariz, maçãs do rosto e queixo). Para um look mais elaborado, aplique com uma esponja de látex própria para maquilhagem, em todo o rosto.

Sem imperfeições

O toque de magia é dado pelo corrector de olheiras. O truque é escolher um corrector com um tom semelhante ao da base, fazendo um teste na mão. Coloque um pouco de corrector no topo de uma cotonete e aplique onde é preciso.

De seguida, esbata com o dedo. Borbulhas, sinais e cicatrizes, simplesmente, desaparecem. Para corrigir olheiras, coloque um pouco de corrector no dedo e espalhe, esbatendo, em toda a área da olheira.

Por cima da base e do corrector, deve espalhar pó de rosto, para prolongar o efeito dos produtos aplicados. O pó pode ser solto ou compacto e deve ser ajustado ao tom da base.

Aplique-o com um pincel próprio, mergulhando-o no pó, retirando o excesso e passando em toda face como se estivesse a varrer. Élia Lé sugere que se «passe o pincel de blush com pó na zona dos olhos, em cima e em baixo, para assegurar que fica bem aplicado».


Veja na página seguinte: As sombras que deve usar

As sombras certas

Élia Lé aconselha a não usar mais de três tons de sombra nos olhos, mates ou cintilantes. Precisa de um pincel de sombra para cada tom. «Devemos usar um tom claro, um tom intermédio e um tom escuro», explica.

O primeiro aplica-se em toda a pálpebra, desde a linha das pestanas até à sobrancelha. Com a ajuda do pincel, defina a área a sombrear, alinhando a extremidade lateral de cada narina com o limite exterior da sobrancelha e pinte essa zona.

A segunda deve ser usada na pálpebra móvel, desde as pestanas até à linha côncava do olho. Aplique a sombra mais escura apenas no terço externo da parte superior do olho e só se desejar um look mais sofisticado. Esbata, passando a sombra de tom mais suave sobre toda a área.

Lápis de olhos e rímel

Aplique lápis preto ou castanho na pálpebra, imediatamente acima da linha das pestanas, desde o canto externo até ao canto interno do olho. Para esbater, use o pincel com a sombra mais escura que usou antes.

Um risco de lápis por baixo das pestanas inferiores evidencia ainda mais os olhos. Use o revirador de pestanas antes do rímel ou só depois de este estar bem seco. Cria um efeito surpreendente.

O toque final é dado pelo blush. Sorria para salientar as maçãs do rosto. Comece a aplicação desde a linha do cabelo até à zona frontal das maçãs do rosto, usando um pincel de blush.

Nas peles claras ficam bem tons rosados e nas peles mais escuras tons alaranjados ou acastanhados.

Lábios

Use lápis de contorno de lábios do mesmo tom do bâton ou do gloss. Faça o contraste, aplicando sombras fortes nos olhos se tiver cores suaves nos lábios ou o contrário.

Saiba que o bâton é que é mais compacto e o gloss mais suave e brilhante, ideal para o dia.


DICA
Tem pouco tempo para se maquilhar? Use um tom de sombra e rímel nos olhos, gloss nos lábios e um toque de blush para um look mais saudável.


O que precisa:

Pincel para o rosto
Pincel para o blush
2 ou 3 pincéis de sombras
Escova para as sobrancelhas
Pinça
Escova para retirar excessos de rímel
Revirador de pestanas
Esponjas de maquilhagem de látex
Afia-lápis


Contacto
Élia Lé
961 623 881
www.eliale.com

Texto: Paula Alberty
Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

Comentários

pub

parceiros