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Artigo do nosso parceiro Saber Viver

Nutrição e Dietas

Como perder 10 quilos

Recupere a elegância com um menu elaborado pela nutricionista Alva Seixas Martins

Como perder 10 quilos

Vão chegando pouco a pouco e quando dá por eles o número impõe respeito. 10 quilos a mais!

E agora, o que fazer? Saltar da balança aliviada por ninguém ter visto o veredicto ou arregaçar as mangas e enfrentar o problema de uma vez por todas?

A decisão parece fácil de tomar mas revela-se sobretudo complicada de manter.

Eliminar peso definitivamente requer tempo e motivação e, se para perder dois quilos uma dieta drástica não é boa opção, neste caso muito menos será. O corte radical no aporte de nutrientes conduzirá apenas ao desequilíbrio (tanto físico como no estado de espírito) e é o passaporte certo para uma rápida recuperação do peso perdido. Para que chegue à meta sem sobressaltos, aqui tem alguns conselhos. Não há margem para dúvida, um acréscimo de dez quilos tem um forte impacto na saúde.

Se quer livrar-se dos seus 10 quilos a mais, siga este menu.

Estima-se mesmo que o risco de vir a sofrer patologias como a diabetes pode triplicar. Antes de corrigir os erros, importa reflectir sobre as causas. Especialistas norte-americanos referem o factor emocional como uma ameaça à balança. O stress, tristeza ou até a alegria motivam a ingestão de comida, que funciona como um conforto que nada tem a ver com as necessidades físicas do organismo.

Junta-se a isto hábitos como longas horas sem comer ou menosprezar o pequeno-almoço, um dos pilares de uma dieta equilibrada. Na opinião de Alva Seixas Martins, nutricionista, «o ritmo da perda de peso depende da situação de partida, isto é, da comida habitualmente consumida e dos hábitos de vida, nomeadamente a profissão, o lazer e a prática de actividade física.»

Ao iniciar a dieta, «preveja o tempo necessário para que a perda de peso média seja de meio quilo por semana, uma garantia de que está reduzir massa gorda e não músculo. Assim a perda de peso será permanente e a sua silhueta ficará visivelmente melhor», realça.

O aliado perfeito

Quando a entrada de energia é superior à utilizada pelo organismo, este tende a guardar reservas que, na prática, não chegará a utilizar. O exercício aliado a uma alimentação rica em nutrientes e pobre em açúcar e gorduras, ajuda a equilibrar estas contas. Para uma perda eficaz «é indispensável a prática de actividade de física, numa primeira fase aeróbica e numa segunda fase com musculação».

O menu referido nesta página é um bom exemplo a seguir, contudo, como alerta Alva Seixas Martins, poderá ter de ser ajustado «no caso de mulheres muito baixas e sedentárias, ou no outro extremo, mulheres altas muito activas que necessitariam de aumentar ligeiramente as doses». «As pessoas com patologias associadas requerem sempre acompanhamento personalizado», acrescenta ainda a nutricionista.

Veja na página seguinte: O que comer a cada uma das refeições

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