saltar menu
Artigo do nosso parceiro Jardins

Saúde

Plantas tóxicas para crianças e animais

Aprenda a evitar os maiores perigos para os mais pequenos e as suas mascotes

Plantas tóxicas para crianças e animais

Algumas plantas ornamentais, comuns em muitas casas, podem causar problemas às crianças e aos animais de estimação, quando ingeridas ou por simples contacto, pelo que se exigem alguns cuidados preventivos.

A sua toxicidade deve-se à presença de princípios ativos que podem causar intoxicações por ingestão ou irritações cutâneas pelo manuseamento.

Daí a importância de as conhecer e identificar para prevenir eventuais problemas de toxicidade futura. Não é, contudo, imperativo que tenhamos que desistir de ter as nossas plantas preferidas perto de nós. Se queremos ter estas plantas em nossa casa, existem indicações que devemos seguir para evitar os perigos para crianças e animais.

Identifique se tem plantas tóxicas nos arredores de sua casa, recorrendo a informações sobre o nome e características. Se tiver dificuldades peça uma ajuda a especialistas na área. Se possível, reposicione essas plantas fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Se tiver crianças muito jovens, é conveniente retirar as plantas ou vedar o acesso a elas.

É importante transmitir à criança a importância de não utilizar as plantas como alimento ou brinquedo. Não coma frutos, raízes ou folhas de plantas que não conhece. Utilize luvas quando manusear plantas tóxicas. Ao podar plantas que libertam látex (líquido de aspeto leitoso) este, ao entrar em contacto com a pele, pode provocar irritações cutâneas e oculares.

No caso de possuir animais de estimação e não poder alterar o posicionamento das plantas, aplique um repelente de animais (à venda nas lojas da especialidade) junto às plantas tóxicas (exterior) que irá manter os seus amigos de quatro patas longe, sem qualquer perigo para a sua saúde. No interior da sua casa, evite o acesso direto às plantas por parte do seu animal de estimação.

Os animais que estão muito tempo sozinhos num espaço, tendem a distrair-se com plantas e podem ingeri-las. Por outro lado, os animais que tenham carência de água procuram por vezes plantas que tenham sido regadas e acabam ingerindo as folhas. Em caso de acidente, guarde a planta e procure assistência médica ou veterinária.

Veja na página seguinte: As espécies mais perigosas

Comentários

pub

parceiros