saltar menu
Artigo do nosso parceiro Estética Viva

Terapias

Sofrologia

Estimule a vivência do corpo para a transformação pessoal

Sofrologia

A sofrologia foi desenvolvida pelo médico e investigador colombiano Lozano Alfonso Caycedo, no ano de 1960. É uma ciência médica que investiga como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano através da consciência. Sofrologia deriva do grego sos (harmonia), phren (consciência) e logos (estudo). Portanto, etimologicamente, sofrologia significa: estudo da harmonia da consciência humana.

Nascida no seio da psiquiatria moderna e da fenomenologia existencial, na prática a sofrologia liga de forma única procedimentos orientais e ocidentais. Pode arranjar-se alternativa ao stress diário, como nadar, jogar, fazer desporto... São ótimas soluções, mas nem sempre acessíveis quando mais precisamos delas. Podemos, no entanto, aprender e experimentar a sofrologia – a harmonia normal do indivíduo, equilíbrio do corpo, da mente e da consciência.

Os seus objetivos são tão simples como os seus princípios, as suas leis e as suas técnicas. Visa ensinar-nos a recorrer a nós mesmos, a qualquer momento e em qualquer lugar, sempre que precisamos de melhores condições para resolver os motivos dos nossos stresses. O seu método é ensinar a conhecer, ativar e tomar consciência das capacidades que cada um tem ao seu dispor em si mesmo, nas suas sensações, no seu sentimento, na sua mente e no seu pensamento.

À medida que se forem conhecendo as suas técnicas, verificaremos que quase as aplicamos de forma intuitiva, sem contudo tirar delas todo o benefício possível. E quais são essas possibilidades? Em primeiro lugar, aprender a acalmar o corpo e a mente, e enfrentar de um modo menos desgastante as preocupações, as angústias, as ansiedades, os medos e as falsas incapacidades. Começar-se-á a compreender melhor as irritações do dia a dia e a aprender a “dar-lhes a volta”.

Campos de aplicação

Terapia


Utilizável em todas as especialidades, beneficia globalmente o indivíduo como sujeito ativo do seu próprio tratamento.

Profilaxia
Quando utilizada pela comunidade em geral, previne as manifestações das chamadas doenças da civilização (stress) e permite enfrentar com segurança certas fases da vida, tais como:

• A adolescência
• A preparação para o parto na saúde materno-infantil
• A preparação para exames com diminuição da ansiedade e reforço da memória
• A preparação da terceira idade
• Na área da pedagogia (diminuição do insucesso escolar)
• Preparação para cirurgia (menor ansiedade e maior autossegurança)
• Menos tempo de recuperação no pós-operatório
• Aplicação especial no campo desportivo – especificamente na altacompetição

Faça sofrologia

Por outras palavras podemos dizer que a sofrologia é yoga para os ocidentais. Durante as sessões de sofrologia o indivíduo toma consciência do próprio corpo, das suas sensações, das suas tensões corporais e mentais, das suas emoções e pensamentos, procurando cultivar uma consciência mais harmoniosa. O indivíduo descobre e conquista, de forma progressiva, os valores positivos da sua existência e dos que o rodeiam.

A prática do relaxamento dinâmico procura uma disposição mental que torne o indivíduo menos recetivo ao stress e às agressões quotidianas, sejam elas físicas ou psíquicas, tornando-o portanto mais resistente a determinadas doenças psicossomáticas. O método sofrológico pode ser praticado em sessões individuais ou em pequenos grupos, mas sempre sob a direção de um sofrólogo devidamente qualificado.

Saiba mais na próxima página

Ir para próxima página

Comentários

pub

parceiros