saltar menu
Artigo do nosso parceiro We do Weddings

Casamento

Engagement Session : Um casal, uma história, mil imagens

Saiba porque é que deve fazer uma Engagement Session antes do casamento

Engagement Session " Love and Sweet" - Produção: Marlene Barreto , Fotografia: Marta José  Décor : Quinta dos Machados - Mafra Engagement Session " Love and Sweet" - Produção: Marlene Barreto , Fotografia: Marta José Décor : Quinta dos Machados - Mafra

Muitos são os noivos que me perguntam diariamente se vale mesmo a pena investir naquilo a que nós profissionais do Vídeo e Fotografia denominamos por Engagement Session. Ora bem, dedico este artigo a todos os noivos que têm esta dúvida e a todos os que acabaram por decidir fazê-la e concerteza não se arrependeram do resultado. Começo por explicar o que é exactamente uma Engagement Session, o que inclui, para que serve e como a podemos tornar inesquecível.  

Este conceito chegou a Portugal, não há muitos anos, por influências exteriores e sobretudo ao nível fotográfico. É um facto que a aquela imagem que temos das fotografias mais tradicionais do casamento está  cair por terra. Tem surgido uma nova corrente que expõe a imagem dos noivos de uma forma mais criativa e romântica onde os pormenores e os detalhes ganham uma grande importância. Sendo que num casamento existe muito pouco tempo para recriar uma história, pois acontece tudo muito rápido , a Engagement Session vem preencher em muito esse espaço. Consiste num ensaio antes do casamento onde os noivos se predispõem a fazer fotografias num clima romântico com uma certa produção por detrás pensada e delineada previamente entre o profissional e os noivos.

Atualmente e a par da fotografia, o vídeo assume grande importância. Se uma fotografia vale mais mais que mil palavras, o vídeo pode tornar-se num produto verdadeiramente cinematográfico em que em troca da História de Amor dos noivos, o videógrafo pode retribuir uma mágica e romântica curta – metragem.  (geralmente vai entre os 2’ a 3’) 

Sobre as Engagement Session, a fotografa profissional Marta José refere “ que são sessões onde existe todo o tempo do mundo, sem que exista a pressão dos convidados ou a pressão de dar atenção aos presentes, o que faz com que as coisas fluam melhor pois é tudo pensado ao pormenor e isso é uma mais-valia” 

Este material em fotografia e vídeo pode ser muito importante quer pelo resultado final que geralmente é extremamente compensador para os noivos quer pela utilidade que estas imagens podem ter  no sentido de servirem para surpreender os convidados no dia do casamento,  como também e sobretudo para estabelecer uma ligação de confiança entre os noivos e o profissional que será responsável pela cobertura de um evento com tamanha responsabilidade. “ É essencial estabelecer um à vontade com os noivos, porque se ele não existir nada vai passar efectivamente para a lente. É essencial ter atenção aos olhares, aos sorrisos. Quando há constrangimentos, nota-se sempre e se for estabelecida essa familiaridade com o profissional  o resultado, quer seja vídeo quer seja fotografia, ficará lindo” , acrescenta a Fotógrafa da We Do Weddings Catarina Fernandes.

Enquanto produtora da We do Weddings e depois de algum contacto com vários noivos percebi que há um sentimento comum entre todos eles: o de quererem que o seu casamento seja diferente, que as fotografias e o vídeo sejam mágicas. E a isto respondo com alguma simplicidade, tenham algum cuidado com os profissionais que escolhem para fazer a cobertura de um dos dias mais importantes na vida de um casal ... Pesquisem empresas, peçam exemplos de trabalhos anteriores e sobretudo percebam os que apostam mais na criatividade e na produção ...Isto porque o dia passa muito rápido e é irrepetível e são essas imagens que sobram e que vos farão recordar parar sempre do dia do vosso casamento.

Comentários

pub

parceiros