saltar menu
Artigo do nosso parceiro Saber Viver

Fora de Casa

Exposição mostra evolução do design de botas

Museu do Fashion Institute of Technology exibe peças cedidas pelo Victoria and Albert Museum e por Christian Loubotin (fotos)

Exposição mostra evolução do design de botas


«Boots: The Height of Fashion» é o nome da primeira exposição inteiramente dedicada a esta peça de calçado que o museu do Fashion Institute of Technology (FIT) de Nova Iorque organiza.

A mostra, patente de 5 de março a 6 de abril de 2013, é composta por 20 botas de mulher de várias épocas.

As icónicas botas de passeio desenhadas pelo criador Jack Jacobus em 1900, uma peça cedida pelo Victoria and Albert Museum em Londres, umas botas em pele de carneiro concebidas pelo designer francês Paul Poiret em 1918 e umas botas de passeio em cetim criadas por Christian Louboutin para a sua coleção de outono/inverno de 1994/95 são outras das atrações, a par de peças de Martin Margiela, Yves Saint Laurent, Manolo Blahnik e Anello & Davide, também em exposição.

«As botas emergiram como um fenómeno de moda moderno durante o século passado e evoluíram ao ponto de se tornarem imprescindíveis no guarda-roupa feminino», justifica o museu em comunicado. «Desde as botas de cano alto que apertavam junto ao calcanhar até às botas altas com saltos plataforma, a bota desempenhou um papel no processo evolutivo que as mulheres viveram [durante esse período]», referem os promotores da exposição.

«Boots: The Height of Fashion» mostra como as botas femininas se transformaram em poderosas expressões de sexualidade, de rebeldia e até de status», sublinham ainda os serviços de comunicação do museu de moda
norte-americano. A retrospetiva, patente ao público na Galeria FIT, inclui ainda uma secção sobre o processo de escolha das peças expostas. A entrada é gratuita.


Veja a GALERIA DE IMAGENS DE BOTAS CONTEMPORÂNEAS



Comentários

pub

parceiros